A terapia holística é um processo cuja a abordagem olha o indivíduo como um todo e busca auxiliar no autoconhecimento a fim de proporcionar a cura. Essa cura pode ser física, mental, emocional e espiritual.
Ela trabalha a partir de aspectos em desequilíbrio e que podem afetar diversas áreas da vida (afetiva, profissional, familiar, social, de saúde, etc), levando a possíveis transformações ou integrações de quem o ser é em sua essência.
Tipos de Terapia Holística
Pode incluir tanto etapas de escuta e de diálogo em que o terapeuta atua como um facilitador e acompanhante das descobertas e do encontro do cliente com ele mesmo a fim de se harmonizar, se sentir completo e feliz.
Mas também integrar técnicas energéticas, conhecidas como alternativas ou complementares, como o Reiki, Cromoterapia, Cristaloterapia, Florais, etc. Isso varia de acordo com a formação do profissional.
O conceito da terapia holística também pode variar. Alguns consideram que ela é um tratamento que consiste apenas nas técnicas empregadas de forma isolada. Outros consideram o conjunto da escuta e/ou diálogo mais essas técnicas.
Dentro das técnicas mais conhecidas estão a Acupuntura, o Reiki, os Florais. Sobre as indicações, não há uma receita de bolo. Todas possuem diversas aplicações e vão variar de acordo com o cliente.
Todas trabalham a nível mental, emocional, físico e espiritual e auxiliam no autoconhecimento. Atuam na energia vibracional ainda de formas diferentes. Agem nas causas mas também são capazes de aliviar sintomas.
Massagem Bioenergética
Conjunto de toques corporais que liberam o fluxo de energia do corpo, auxiliam o indivíduo a abrir seu coração e estar disponível para a troca com o outro (dar e receber). Permite olhar para as emoções, expressar e lidar com elas de forma saudável. Ajuda a dissolver couraças emocionais (camadas de bloqueio energético a partir de traumas sofridos, inclusive os inconscientes) que travam diversas áreas da vida e causam doenças.
Reiki
Técnica de imposição de mãos (não há necessidade de tocar a pessoa) que canaliza a energia cósmica universal e ajuda a restaurar a energia vital e reequilibrar aspectos em disfunção. Trabalha nos chakras (centros por onde a energia vital entra, sai e é distribuída) e meridianos (canais por onde essa energia percorre no corpo), desbloqueando, limpando e energizando.
Cromoterapia
Metodologia antiga, com registros já em 3.000 a.C, que utiliza a vibração das cores do espectro solar visível (emitidas pelo sol e perceptíveis ao olho humano – vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta – pode atuar com variações de tonalidades) para reequilibrar alguma disfunção do organismo que desregulou o campo vibratório do ser. Atua diretamente nas causas por trás dos “sintomas” e “efeitos” e ajuda a promover uma melhora geral. Entende a luz como primeira fonte de vida, com força, peso, ação e temperatura, portanto capaz de atuar no campo eletromagnético do ser humano (ser humano composto de matéria, um conjunto de átomos, que são partículas de energia, logo absorvem ou repelem energia e podem se transformar a partir dessa interação).
Florais de Bach
Criado pelo britânico Edward Bach, os florais de Bach (existem outros tipos) são essências florais que possuem o objetivo de liberar o ser de padrões limitantes mentais e emocionais que, inclusive, podem ocasionar ou agravar doenças. Também trabalham com a energia vital, de forma a corrigir desequilíbrios e fortalecer. Tem uma frequência vibracional que trabalha de forma sutil e gradativa, variando de indivíduo para indivíduo.
Calatonia
É uma técnica de relaxamento profundo que ajuda a regular o tônus muscular, liberando tensões, promovendo reequlíbrio físico e psíquico. Utiliza o toque sutil, leve para estimular de forma suave diversas áreas do corpo onde estão concentrados receptores nervosos. De acordo com seu criador, o médico húngaro, Pethö Sándor (1982), pode ajudar a regular a respiração, a circulação sanguínea e linfática, os batimentos cardíacos, a temperatura, pressão. Também reorganiza emoções, principalmente de conflitos e situações inconscientes. Ela acessa a memória psicológica do indivíduo e tem a capacidade de trazer à tona conteúdos internos do cliente que merecem atenção.
Cristaloterapia
Uso dos cristais para reestabelecer pontos em desequilíbrio por meio de sua vibração, pois contém luz e eletricidade comprimidos (emitem ondas) e consegue agir no campo eletromagnético dos seres. Dissipam e transformam energias desarmônicas, energizam e restauram.
Aromaterapia
Uso do aroma liberado por óleos essenciais extraídos de plantas que estimulam as células nervosas do corpo. Pode ser utilizado de várias formas: inalação direta, umidificação do ar, em massagens, etc.
Importante falar que a terapia holística NÃO substitui nenhum tratamento médico nem a psicoterapia tradicional. É um tratamento COMPLEMENTAR, ainda que sozinho seja capaz de “resolver” muitas questões físicas ou não.
Benefícios da terapia holística
Além do bem-estar físico, mental, emocional e espiritual, as técnicas podem proporcionar:
- Autoconhecimento;
- Mudança de hábitos;
- Relaxamento;
- Alívio de dores;
- Auxilia no tratamento de doenças físicas;
- Auxilia no tratamento de doenças mentais;
- Trabalha autoestima, problemas de relacionamentos, questões profissionais, financeiras, familiares, etc.